Fumar maconha pode causar danos letais ao coração de adultos.

Fumar maconha pode causar danos letais ao coração e às artérias de adultos de meia idade, segundo estudo realizado na França. Foram avaliados quase 2 mil pacientes com problemas de saúde relacionados ao uso de cannabis e os pesquisadores identificaram 35 casos graves de complicações cardiovasculares.

Vinte ataques cardíacos foram registrados, assim como 10 casos envolvendo problemas com as artérias, sendo três com efeitos nos vasos sanguíneos do cérebro. Um quarto dos pacientes com problemas cardiovasculares morreu. A maioria era do sexo masculino e tinha idade média de 34,3 anos.

A cientista-chefe da Universidade de Toulouse, Emilie Jouanjus, disse que "o público em geral pensa que a maconha é inofensiva, mas o estudo mostrou riscos potenciais à saúde”. Ela alertou ainda para os cuidados com o uso medicinal da maconha.

Os pesquisadores analisaram os casos de problemas de saúde graves que envolviamcannabis entre 2006 e 2010, reunidos por uma rede francesa que monitora o uso de drogas. Pessoas com deficiências cardiovasculares pré-existentes se mostraram mais propensas aos efeitos nocivos da droga. Autor: Fonte: Terra